
Parece até mentira de avó, mas é ele que abastece nosso organismo depois de um longo jejum, enquanto estávamos dormindo. E se você sempre acorda atrasada para ir à escola de manhã e acaba pulando essa refeição, é importante rever seus hábitos. Durante o sono, nosso organismo praticamente esgota as reservas de energia feitas durante todo o dia e, se elas não forem repostas, o corpo fica desatento e muito fraco, sujeito ao mal-estar e até mesmo ao ataque de doenças. O café da manhã é o combustível necessário para encararmos as atividades do dia a dia e, de quebra, melhora nosso humor e capacidade de concentração e raciocínio.
VALE A DICA: é importante comer como uma rainha no café da manhã, princesa no almoço e plebeia no jantar.Ou seja, o cardápio do café da manhã deve ser o mais rechonchudo comparado às outras refeições.Precisa conter proteínas (leite, queijos e iogurtes), carboidratos (pães integrais, cereais, bolos, biscoitos, mel), fibras (frutas e sucos naturais), vitaminas (encontradas principalmente nas frutas) e minerais. Essa combinação se transforma na superenergia necessária para a realização de todas as atividades do dia a dia.
ALERTA: ficar em jejum ou comer pouco nas primeiras horas do dia pode afetar o organismo e a capacidade de concentração, reflexo e raciocínio, e contribui para a irritabilidade e o mau humor. Quem não faz um lanchinho de manhã ainda deixa o organismo mais lento e preguiçoso, o que favorece o estoque de gordura. Sim, quem não come, engorda! Portanto, sirva-se de saúde, comece seu dia muito bem e arrase no café da manhã!